Na noite de terça-feira (20), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) fez a primeira reunião da gestão dos conselheiros eleitos em fevereiro. Na pauta, a eleição da nova Mesa Diretora e as atividades previstas para maio, na Semana de Enfrentamento e Combate ao Racismo.
João Carlos Pio de Souza foi eleito presidente da Mesa Diretora do Compir, com Jorge Antônio dos Santos foi como vice-presidente, Rayane Sales Vieira a primeira secretária e Irani Junia de Oliveira a segunda secretária.
Na sessão plenária no Espaço Negra – Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça/Etnia e Africanidade também ficou definido que a Mesa Diretora eleita terá mandato de um ano, podendo ser reconduzida por mais um ano, cumprindo, assim, o mandato da atual composição do Compir. Mais de 20 pessoas participaram da assembleia.
O Compir é composto por 12 conselheiros titulares do segmento sociedade civil, 12 da gestão e dois representantes da Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A atual composição do Conselho exercerá mandato de dois anos.
A principal função é o controle social das políticas de igualdade racial, exercendo papel consultivo e deliberativo. Acompanhando as reuniões do Compir, que são abertas à participação da sociedade, é possível saber, por exemplo, sobre o andamento de projetos relacionados a ações afirmativas e à superação dos preconceitos.
“Os conselheiros formam um grupo de pessoas que vão se organizar para trabalhar todas essas questões”, reforça Heloisa Santos da Silva, da atual composição do Conselho.